Seis casos emblemáticos de empreendedorismo em Portugal
O tecido empresarial é dominado por micro, pequenas e médias empresas, mas nem sempre é fácil fazer singrar projectos. Conheça seis casos de empresas que venceram todas as dificuldades.
Critical Software ganha NASA Uma das empresas mais importantes na área da Inovação e Tecnologia. Nasceu no seio da ANJE -Associação Nacional de Jovens Empresários través do nosso projecto Academia dos Empreendedores e venceu a 1ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor (1998). Precisamente no ano em que foi criada na incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. Hoje, a NASA é um dos clientes da Crítica! Software e o primeiro cliente internacional a confiar dos produtos da empresa portuguesa. Na realidade, a empresa iniciou cedo o seu processo de internacionalização. Em dois anos conseguiu atingir os objectivos que tinha estruturado para um período de cinco anos. CARACTERÍSTICAS - Entre os principais clientes da empresa destacam-se a Agência Especial Europeia, a Siemens e a Angola Telecom. - Promotores: Diamantino Costa, João Carreira, Manuel Quadros, João Gabriel e Silva, Abel Pinto e Henrique Madeira. - Caracterização do projecto: Contabilidade (Segurança, Fiabilidade, Integridade e Disponibilidade). ISA quer facturar 50 milhões em 2012 Uma empresa fundada com o apoio da ANJE através de um dos primeiros programas de apoio a Jovens Empresários e hoje líder europeia no sector da telemetria (a telemetria é a capacidade de efectuar medições e transmitir dados a partir de um ponto remoto). Fundada em 1990 como ‘spin-off’ da Universidade de Coimbra, a ISA mantém a sede nesta cidade, conta com mais de 100 colaboradores altamente especializados, exporta mais de 80% do seu volume de negócios e está presente com filiais em Espanha (Bilbau e Madrid), França, Reino Unido e Brasil e, através de agentes locais, em diversos outros países como Alemanha, República Checa, Estónia, Eslovénia, Turquia e Austrália. CARACTERÍSTICAS - A sua carteira de clientes inclui nomes como Shell, Repsol, SHVGas, BP, Galp, Quimigal, Unicer, Vodafone e Sonaecom. - A empresa tem duplicado a facturação nos últimos anos, quer chegar este ano aos 10 milhões de euros, perspectivando facturar em 2012 entre 40 a 50 milhões de euros, sobretudo pela aposta na internacionalização. Crioestaminal aposta nas parcerias A Criopreservação das Células Estaminais do Sangue do Cordão Umbilical - congelamento a 196°C - por um período mínimo de 20 anos surge como a caracterização de negócio da Crioestaminal. Uma espécie de Seguro de Vida que oferece esperança de cura quer à crianças recém-nascidas quer aos seus familiares - isto na eventualidade de contraírem alguma doença grave (exemplo - doença sanguínea). Sediada na Cidade de Coimbra - Instituto Pedro Nunes - a empresa de André Rodrigues de Abreu Gomes, Luís Reis, Daniel Taborda, Gonçalo Castelo Branco e Raul Santos procura desenvolver vários projectos de investigação, em parceria com laboratórios de investigação em Portugal e no estrangeiro. CARACTERÍSTICAS - A Crioestaminal aposta nas parcerias com os principais laboratórios. - Promotores: empresa de André Rodrigues de Abreu Gomes, Luís Reis, Daniel Taborda, Gonçalo Castelo Branco e Raul Santos. - A empresa está sediada na Cidade de Coimbra, no Instituto Pedro Nunes. Dry Car Wash nasce em Inglaterra Exemplo concreto de sucesso de empreendedorismo no feminino, a empresa presta serviços nos segmentos de mercado de embelezamento e conservação automóvel, onde haverá a destacar a limpeza de automóveis sem uso de água. A ideia surgiu em 2003 na cidade inglesa de Sheffield, depois de consultados alguns sites norte-americanos sobre embelezamento e conservação de veículos. Foi desta forma que tomaram conhecimento de um sistema inovador de lavagem, onde a água é totalmente substituída por produtos de limpeza. Assim surgiu, em Agosto de 2003, a primeira unidade Dry Car Wash. O serviço do Dry Car Wash é 100% ecológico, prático, cómodo e inovador, como referiu Joana Ferreira promotor do projecto. CARACTERÍSTICAS - A empresa começou em Cascais e hoje já tem 12 colaboradores. - Actualmente está em 8 pontos, nomeadamente Homes Places e centros comercias. - A estratégia da empresa para crescer está em apostar nos colaboradores. A empresa dá oportunidades para que estes criem o seu negócio. Xsdesign aposta no segmento de crianças Empresa de design de comunicação visual, direccionada para o mercado infantil que presta serviços que envolvem todo o tipo de suportes necessários às empresas e/ou particulares para comunicarem com as crianças. Projecto finalista do 8° Prémio do Jovem Empreendedor e vencedor do Programa FAME. Mariana Mattos é licenciada em Design de Comunicação Visual, pós-graduada em Design e Produção Multimedia, direccionada para o design de comunicação visual para crianças, e doutorada em Desenho pela Universidade de Valência e como confessou ao Diário Económico foi ai que nasceu a ideia do projecto. A empresa está sediada no Porto e aposta nas parcerias. CARACTERÍSTICAS - A empresa foi criada no segundo semestre de 2006 no Porto. - A aposta consiste em crescer de forma sustentável. - A empresa quer apostar nas parcerias para crescer e as escolas são o mercado natural, como referiu Mariana Mattos. CentralCasa cresce com domótica A CentralCasa começou por ser um projecto embrionário da PontoPR, empresa que opera no campo das novas tecnologias, no desenvolvimento de soluções de Internet (E-Commerce, E-Business e gestão de WebServices). O primeiro investimento da PontoPR no CentralCasa foi a presença na Internet com o lançamento do primeiro portal de domótica, em Portugal, com plataforma de comércio electrónico em 09/2002. O sucesso e o número de clientes foram tão significativos (cerca de 64% da facturação da PontoPR), num tão curto espaço de tempo (cerca de 6 meses) que justificou o avanço para a implementação de toda a estrutura que mais tarde deu origem à criação da empresa CentralCasa. CARACTERÍSTICAS - Os três sócios que compõem os órgãos estatutários da PontoPR, André Silva, Miguel Costa e Carlos Silva, constituem 75% do capital social da CentralCasa e Nuno Nunes é convidado a "preencher" os restantes 25% do capital. - Sistema inovador para Vigilância e Controlo Remoto (Domótica) aparece como o projecto bandeira da CentralCasa.