10 Mandamentos do Empreendedor de Sucesso
A transformação de uma boa ideia de negócio numa empresa com boas perspectivas de sucesso depende muito da capacidade empresarial revelada pelo empreendedor, pois aspectos como a falta de planeamento, o desconhecimento do mercado ou a ausência de metas a serem atingidas condenam a maioria dos negócios ao fracasso.
Para que um projecto resulte é fundamental prestar atenção a alguns conselhos importantes que ajudam a clarificar intenções:
- Agir sempre sabendo que o dinheiro não faz o empresário. Normalmente o criador de uma empresa é alguém que não tem grande capacidade financeira, mas tem outros recursos como a determinação, a persistência e a criatividade que o levam a triunfar.
- Saber que a sua riqueza resulta da persistência, actividade e tempo estando consciente de que existe uma diferença entre persistência e teimosia. O empresário teimoso responde aos problemas sempre da mesma maneira enquanto o empresário persistente não desiste de encontrar novas alternativas para controlar o problema.
- Ter visão suficiente para identificar os clientes e as suas necessidades procurando saber se existe um mercado suficientemente grande para gerar lucros, permitir crescimento e diversificação.
- Reduzir os investimentos iniciais ao indispensável e não gastar recursos em equipamentos supérfluos.
- Diminuir os custos fixos, eventualmente optando por ter na fase inicial da sua empresa funcionários a tempo parcial e gerindo os recursos humanos em função do crescimento da empresa.
- Preparar as negociações críticas com fornecedores e investidores, sem nunca se afastar dos pilares em que sustentou a sua ideia de negócio.
- Saber negociar bem o valor das quotas.
- Estabelecer as alianças fundamentais para o negócio, abrindo mão de exclusivismos que podem deitar por terra a expansão da empresa. Não queira centrar tudo em si.
- Olhar para o cliente como se fosse o patrão.
- Elaborar um bom Plano de Negócio com realismo.
in www.empreendedorismo.pt